domingo, 12 de novembro de 2017

ROTAS DE FINS DE SEMANA NA EXTREMADURA - I

Terminadas as férias aproveitam-se todos os fins-de-semana para umas escapadelas e fugir à rotina do dia-a-dia, esta é uma boa opção para fazer turismo para conhecer os principais aspectos da cultura, a história e o património histórico e artístico de cada uma das zonas e populações da Comunidade Autónoma da Estremadura. Venham daí comigo!

Rota I
Cória – Moraleja – Torre de Don Miguel - Hoyos – Trevejo – Villamiel – San Martin de Trevejo – Eljas – Valverde del Fresno – Zarza la Mayor

1º Dia


Cória

Originariamente, a área ora ocupada actualmente pela cidade e arredores estiveram desde o Paleolítico ocupadas por assentamentos nas margens do rio Alagón, circunstância esta que se irá repetir em épocas posteriores, em zonas mais altas próximas à actual Catedral, conhecendo-se este primitivo núcleo com o nome de Caura, e, mais tarde, na época romana como Cauria, cidade estipendiária que florescerá durante os primeiros séculos da nossa era, erguendo-se a muralha nos séculos III e IV d.C., protegendo a população de Cória de possíveis ataques e invasões de outros povos que terminarão por conquistá-la, caso dos Visigodos e Árabes. Séculos mais tarde, Afonso VII conquistá-la-á em 1142 e Afonso IX conceder-lhe-á em 1210 o foral, a sua situação quase fronteiriça com Portugal traz-lhe mais de que um confronto bélico com os portugueses saindo-se sempre vitoriosa, contrariamente aos efeitos da invasão francesa, no início do século XIX.

Em Cória, destaco o centro histórico antigo amuralhado e a Catedral, uma construção do século XV, de estilo gótico-renascentista, sobressai também seu Castelo, com uma formosa Torre de Menagem do século XV, complementarão palácios e edifícios religiosos. 

Catedral da Assunção de Cória, construção entre os finais do século XV/XVI apresentando alguns elementos góticos.



Castelo, sobre uma anterior construção defensiva, provavelmente, dos Templários, ergueu-se nos finais do século XV este castelo mandado edificar pelos Duques de Alba (actualmente é privado)


Muralha e Portas
A muralha romana-medieval foi levantada entre os séculos III e IV d.C., sofrendo diversas transformações e modificações através dos séculos, é ainda visível um pequena parte de muralha romana entre a porta da Guia e a porta de S. Francisco.


Das quatro portas existentes três são da época romana, a Porta da Guia, é desde o século XVI conhecida igualmente entre outros nomes como a Porta da Cidade, das Quatro Ruas ou da Estrela, sendo a que menos modificação sofreu desde a sua construção, a Porta do Sol, denominada Porta de S. Pedro e a Porta Nova, como Porta de Cármen.



Porta do Sol, denominada Porta de S. Pedro



Porta Nova, a oeste, denominada Porta de Cármen


A porta de S. Francisco a data da sua abertura ronda a primeira metade do século XVI. 


Ponte Antiga, provavelmente de origem romana, está documentada a sua construção no ano 1518


Cadeia Real (Museu), edifício construído nos finais do século XVII sobre antiga construção que também fora outrora cárcere



Convento da Madre Deus, as suas origens remontam ao século XIII como demonstra o antigo claustro desta época, mas será nos princípios do século XVI que se ergue o claustro actual


Palácio dos Duques de Alba, originário do século XV, provavelmente, a sua construção foi simultâneo com a do castelo


Praça Maior


Lápide Romana embutida na fachada do Colégio Seminário Conciliar



2º Dia

A rota continua no dia seguinte rumo à Serra da Gata por Moraleja

Torre de Don Miguel, uma povoação de origem romana, com a impressionante Igreja da Assunção, do séc. XVI

Hoyos, com a Igreja de Nossa Senhora del Buen Varón, do século XVI, a residência de Verão dos Bispos de Coria e as casas senhoriais que nos falam de um passado senhorial.

Trevejo, Conjunto Histórico de Interesse Cultural, destacando-se o seu Castelo

Villamiel, povoação serrana de casas típicas serranas e ruas estreitas.

San Martin de Trevejo, uma povoação de origem pré-romana como demonstram as muitas estelas funerárias aqui encontradas, é declarada Conjunto Histórico de Interesse Cultural.

Eljas e o Castelo do século XV pese embora estar muito deteriorado.

Valverde del Fresno, com realce para a Praça Mayor e a Igreja Nossa Senhora da Assunção, do século XVI.

em breve fotos destes locais 

Zarza la Mayor e a Igreja de Sto. André, construção do século XVI. 


Ficha Técnica
Época recomendada
TODO O ANO
Distância a percorrer da fronteira de SEGURA
252,5 kms. 
Duração recomendada
2 dias



Sem comentários:

Enviar um comentário